data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Deni Zolin (Diário)
Leila estacionou o carro e está esperando na sombra do poste, em frente à Basílica
Escorada no poste de energia, em frente ao portão da Basílica da Medianeira, para aproveitar um pouquinho de sombra, a enfermeira Leila Coutinho, 47 anos, é a primeira da fila para a vacinação do drive-thru no Parque da Medianeira, que neste sábado vai imunizar idosos com 74 anos ou mais. Ela chegou ao meio-dia desta sexta e vai esperar por 20 horas, até as 8h deste sábado, quando iniciará a aplicação das doses. Todo o esforço é para garantir a vacina para a mãe dela, Cecília Coutinho Rosa, 76 anos, que está ansiosa por receber a primeira dose.
_ A gente sempre fica preocupado, que possa não ter dose. Mesmo a gente sabendo que nem todo o público indicado vai tomar vacina e que possam sobrar vacinas, a gente sempre tem medo. Pela primeira vez, em Santa Maria fez rápido. As doses chegaram ontem (quinta), e vão vacinar neste sábado. Da outra vez, as vacinas chegaram na quinta e foram vacinar só cinco dias depois, na outra terça, o que é absurdo, porque são vidas. E esse sistema de drive-thru está funcionando bem, em todo o Brasil. Infelizmente, a gente mora no Brasil, e a gente tem de correr atrás _ afirmou Leila.
Santa Maria confirma mais 4 mortes em decorrência da Covid-19
Atrás do carro dela, havia outros 12 veículos vazios estacionados por volta das 13h30min desta sexta. A prefeitura tem tido, em todas as etapas, que não há necessidade de formarem filas com tanta antecedência, porque geralmente na metade da manhã, o movimento fica mais calmo nos pontos de vacinação.
Além disso, quem ficar sem vacina neste sábado deve aguardar porque nos próximos dias e com a chegada de mais lotes, a campanha deve continuar para a mesma faixa etária. Neste sábado, serão disponibilizadas 4 mil doses. A estimativa é que Santa Maria tenha 6 mil idosos com idade entre 75 e 79 anos e outros 9 mil com idade entre 70 e 74. Vale lembrar que a campanha é a partir desta idade, e idosos de 80 anos ou mais que ainda não tomaram a vacina, também podem se dirigir aos locais de vacinação.
2ª DOSE
De segunda até quarta-feira, a UBS Eramos Crossetti recebeu 60 idosos de 85 anos ou mais que não tinham tomado a segunda dose da vacina no dia 11 de março. Com isso, 110 ainda não receberam a segunda parte, e na próxima semana uma nova ação para esse público deve ser informada pela prefeitura. Quem tomar a primeira dose neste sábado terá indicado, na carteira de vacinação, a data da próxima.
VACINAÇÃO
Neste sábado, das 8h ao meio-dia, serão três locais para drive-thru e seis para pedestres - na UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi, tanto pedestres, como pessoas em veículos serão vacinadas. Os idosos precisam levar documento de identidade e CPF. A carteirinha do SUS é opcional. Veja os locais:
DRIVE-THRU
- Basílica da Medianeira - 800 doses
- Campus da UFSM em Camobi (ao lado da Reitoria, em frente ao CPD) - 800 doses
PARA PEDESTRES - Colégio Marista Santa Maria (Centro) - 700 doses
- Clube 21 de Abril (Itararé) - 350 doses
- UBS Oneyde de Carvalho (Lorenzi) - 300 doses
- UBS Kennedy (Salgado Filho) - 350 doses
- Associação Comunitária Tancredo Neves - 400 doses
PARA PEDESTRES E PESSOAS EM VEÍCULOS
- UBS Wilson Paulo Noal (Camobi) - 300 doses
OUTROS PÚBLICOS
Em definição ainda na quarta-feira, a SES, juntamente à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), definiu os grupos a serem vacinados com esta remessa. Com a definição, idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares operando no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão poder tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias.
A prefeitura informou que, em relação a outros públicos, as ações serão divulgadas nos próximos dias.